Alfabetização e Letramento
Um bom trabalho de ensino de escrita utiliza atividades de letramento e de alfabetização, simultaneamente.
Letramento - As crianças pequenas fazem práticas de letramento quando fingem ler um livro pelas figuras, por exemplo. Os adultos estimulam essas práticas quando aceitam a brincadeira e encorajam as crianças nesse tipo de atividade.
Práticas de letramento são realizadas a todo o momento pelas pessoas que usam a língua escrita para, por exemplo, ler o nome da condução que vão tomar, ler uma notícia em um jornal, escrever uma lista de compras e outras semelhantes. Todos esses usos cotidianos da leitura e da escrita são feitos sem que as pessoas dependam especificamente da escola.
Assim, o uso do termo letramento está ligado à compreensão de leitura e escrita como práticas sociais que usamos a todo instante quando nos comunicamos com outras pessoas que vivem, como nós, num universo carregado de coisas escritas. Nesse modo de ver, a língua escrita é viva e se transforma continuamente, adequando-se ao uso que se faz dela.
Alfabetização - O uso do termo alfabetização está ligado à concepção de escrita como código, que é preciso decifrar, ou mesmo à concepção de língua como conjunto de regras gramaticais, que é preciso aprender e memorizar para escrever bem. Essas são práticas de escrita que, geralmente, dependem da escola para serem apreendidas.
Como a língua é, ao mesmo tempo, prática social, código e conjunto de regras para sua melhor ordenação e funcionamento, é a combinação de todos esses aspectos que deve ser tomada como objeto de ensino na escola, sempre com a predominância das atividades de letramento, associadas aos usos sociais da escrita.
Para saber mais - Leia o resumo do artigo Alfabetização e Letramento: as muitas facetas
01/06/2005 acesse o site :http://escrevendo.cenpec.org.br/Leitura/VerbeteAlfabetizacaoELetramento
Fonte:http://escrevendo.cenpec.org.br/ - acessado em 28/02/08
Letramento - As crianças pequenas fazem práticas de letramento quando fingem ler um livro pelas figuras, por exemplo. Os adultos estimulam essas práticas quando aceitam a brincadeira e encorajam as crianças nesse tipo de atividade.
Práticas de letramento são realizadas a todo o momento pelas pessoas que usam a língua escrita para, por exemplo, ler o nome da condução que vão tomar, ler uma notícia em um jornal, escrever uma lista de compras e outras semelhantes. Todos esses usos cotidianos da leitura e da escrita são feitos sem que as pessoas dependam especificamente da escola.
Assim, o uso do termo letramento está ligado à compreensão de leitura e escrita como práticas sociais que usamos a todo instante quando nos comunicamos com outras pessoas que vivem, como nós, num universo carregado de coisas escritas. Nesse modo de ver, a língua escrita é viva e se transforma continuamente, adequando-se ao uso que se faz dela.
Alfabetização - O uso do termo alfabetização está ligado à concepção de escrita como código, que é preciso decifrar, ou mesmo à concepção de língua como conjunto de regras gramaticais, que é preciso aprender e memorizar para escrever bem. Essas são práticas de escrita que, geralmente, dependem da escola para serem apreendidas.
Como a língua é, ao mesmo tempo, prática social, código e conjunto de regras para sua melhor ordenação e funcionamento, é a combinação de todos esses aspectos que deve ser tomada como objeto de ensino na escola, sempre com a predominância das atividades de letramento, associadas aos usos sociais da escrita.
Para saber mais - Leia o resumo do artigo Alfabetização e Letramento: as muitas facetas
01/06/2005 acesse o site :http://escrevendo.cenpec.org.br/Leitura/VerbeteAlfabetizacaoELetramento
Fonte:http://escrevendo.cenpec.org.br/ - acessado em 28/02/08
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